Como conta a insalubridade na aposentadoria?

A Aposentadoria Especial por Insalubridade é um benefício assegurado pelo INSS, a quem trabalhou 25, 20 ou 15 anos com agentes prejudiciais à saúde (físicos, químicos ou biológicos) acima dos limites permitidos.

Quais são as atividades consideradas insalubres?

São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que contenham:

  • Ruído Contínuo ou Intermitente.
  • Ruídos de Impacto.
  • Exposição ao calor ou frio intenso.
  • Radiações Ionizantes.
  • Trabalho sob Condições Hiperbáricas.
  • Radiações Não-Ionizantes.
  • Vibrações.
  • Umidade.

Como funciona a insalubridade?

O adicional de insalubridade pode ser calculado com três graus diferentes: o de risco mínimo, que garante a adição de 10% no valor do salário do profissional exposto, o de risco médio, que garante 20% e o de risco alto, que garante o pagamento de 40%.

Como ficou a aposentadoria especial em 2021?

O texto criou um sistema de pontos – equivalente à soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador – segundo o grau de periculosidade. O segurado pode se aposentar ao alcançar 86 pontos, caso seja atividade especial de risco baixo; 76 pontos, se risco médio e; 66 pontos, se risco alto.

Como calcular o tempo do PPP na aposentadoria?

Não existe cálculo para PPP. O que existe é conversão de tempo caso exista no PPP alguma atividade enquadrável como especial. Somente nesse caso é que o tempo será convertido com índice de 1.2 para mulheres e 1.4 para homens. Se no PPP não constar atividade especial nenhum período será convertido.

Como se faz o cálculo da aposentadoria especial?

Para chegar ao valor mínimo de pontos, o segurado deve somar a sua idade com o tempo de contribuição. Para 25 anos de tempo especial, por exemplo, é necessário atingir 86 pontos. Assim, o trabalhador precisaria ter, no mínimo, 61 anos de idade para alcançar a pontuação estabelecida pela reforma (61 + 25 = 86 pontos).

Que tipo de atividades são consideradas insalubres?

Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.

Quais são as profissões consideradas insalubres?

Quais são as profissões consideradas insalubres pelo INSS?

  • 15 anos de anos de atividade especial. Perfurador de rochas em cavernas. Carregador de rochas. Choqueiro.
  • 20 anos de atividade especial. Moldador de chumbo. Fabricante de tinta. Extrator de fósforo branco.
  • 25 anos de atividade especial. Bombeiro. Dentista. Cirurgião.

Qual valor da insalubridade 2020?

192 – O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus …

Qual a idade mínima para a aposentadoria especial?

55 anos de idade
Para se aposentar, você precisa de: 55 anos de idade + 15 anos de atividade especial, para as atividades de alto risco; 58 anos de idade + 20 anos de atividade especial, para as atividades de médio risco; 60 anos de idade + 25 anos de atividade especial, para as atividades de baixo risco.

Qual o valor da aposentadoria em 2021?

Em 2021, o INPC ficou em 5,45%, aumentando o valor de R$ 6.101,06 vigente em 2020 para R$ 6.433,57 em 2021 (a partir de 13 de janeiro de 2021).

Qual o período de aposentadoria especial por atividade insalubre?

A aposentadoria especial por atividade insalubre tem três regras diferentes para o tempo de contribuição. O período varia de acordo com a atividade exercida pelo trabalhador, desde que exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos que apresentem riscos: 25 anos para os demais casos previstos em lei.

Como funciona a aposentadoria por insalubridade?

A aposentadoria por insalubridade, também muito conhecida como aposentadoria especial, funciona como um benefício que apresenta grandes vantagens para os contribuintes que trabalharam sob condições especiais com risco à saúde.

Como é uma aposentadoria integral?

Por conta dos riscos, é uma aposentadoria integral, sem o fator previdenciário e sem a idade mínima. Na teoria é bem simples. Na prática, no entanto, você precisa ficar de olhos bem abertos, isso porque a Reforma da Previdência mudou os requisitos.

Qual o requisito para a aposentadoria especial?

O requisito mais famoso para a Aposentadoria Especial é possuir 25 anos de atividade especial (insalubridade e periculosidade). Este é o tempo que vale para quase todo mundo, mas têm alguns agentes insalubres e situações que garantem uma Aposentadoria Especial mais cedo.