O que é Psicologia Hospitalar PDF?

Entende-se a Psicologia Hospitalar como um desdobramento da Psicologia Clínica na instituição hospitalar. A abordagem da subjetividade, característica específica do ser humano, pode-se dar em qualquer contexto da sua vida onde se encontre inserido.

Qual é o objetivo da Psicologia Hospitalar?

A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.

Quais são as principais atividades do psicólogo hospitalar?

O objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas ( …

Em que ano a Psicologia Hospitalar foi regulamentada no Brasil?

Apenas na década de 50 as atividades psicológicas em ambientes hospitalares se iniciaram no Brasil, porém, somente em 1962 ocorreu a regulamentação dessa profissão (Gorayeb & Guerrelhas, 2003). Os primeiros registros nesta área datam de 1954 em São Paulo.

Qual a definição da Psicologia Hospitalar?

“Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento (…) não trata apenas das doenças com causas psíquicas, classicamente denominadas ”psicossomáticas”, mas sim dos aspectos psicológicos de toda e qualquer doença.” (Simonetti, 2004, p. 15).

O que faz a Psicologia Hospitalar?

Como apontamos, a área de Psicologia Hospitalar trabalha com pacientes debilitados, seja por motivo de enfermidade grave, seja por alguma doença mental. Ela se difere bastante da clínica. Nesta, o psicólogo pode atender pacientes que buscam, por exemplo, resolução para conflitos conjugais.

Qual a função do atendimento psicológico com pacientes psicossomáticos no hospital?

Ao trabalhar com o paciente enfermo, o psicólogo lida com o sofrimento físico e psíquico, tendo que compreender o sujeito em sua integralidade, entendendo e considerando o conflito determinado pela situação da doença e da hospitalização, o sofrimento físico, a dor e o mal-estar, destacando que a necessidade do …

O que faz o psicólogo hospitalar?

O psicólogo hospitalar pode trabalhar em hospitais comuns, ajudando o paciente a enfrentar diagnósticos (como o de câncer ou de outra doença grave). Ele também o prepara para procedimentos importantes e angustiantes (como cirurgia) ou o ajuda a lidar melhor com novas rotinas e práticas.

O que o psicólogo hospitalar não pode fazer?

A atuação sempre prioriza o reconhecimento do paciente como uma pessoa, muito além do quadro de doença. O psicólogo hospitalar não pode, porém, dar qualquer informação sobre o diagnóstico do paciente, interferir na conduta médica, informar falecimento ou aplicar testes.

Como iniciou a Psicologia Hospitalar?

A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o psicólogo. Houve então a criação de modelos teóricos de atendimentos que visavam agilizar esses atendimentos afim de torná-los adequados à realidade hospitalar.

O que precisa para ser psicólogo hospitalar?

Na prática, é necessário realizar primeiro um curso de ensino superior, no qual a formação acontece de modo presencial, pois ainda não existe Psicologia EAD. Depois, é recomendado realizar uma pós-graduação, que, nesse caso, pode ser no modo a distância.

Qual é a abordagem para ser psicóloga hospitalar?

Abordagens. As abordagens mais comuns na psicologia hospitalar são a psicologia cognitiva, a psicologia comportamental, a psicologia sistêmica e a psicanálise. Mas assim como em todas as outras áreas essas abordagens aparecem integradas sendo difícil diferencia-las na prática.

Qual a atuação da psicologia hospitalar?

A psicologia hospitalar visa a minimização do sofrimento pelo pasciente enquanto esta hospitalizado levando em consideração inúmeros aspectos, um leque inúmero de opções de atuação, que tem características próprias e já adequadas ao campo da psicologia hospitalar que acabam interferindo de maneira direta no desempenho do psicólogo.

Por que a psicologia hospitalar exige que o psicólogo entenda os limites de sua atuação?

A psicologia hospitalar por ser uma área que lida diretamente com a subjetividade e sofrimento do outro exige que o psicólogo entenda os limites de sua atuação para não se tornar um dos

Qual o papel do psicólogo hospitalar natualidade?

O PAPEL DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NA ATUALIDADE: UM ESTUDO INVESTIGATIVO Adriana Campos Meiado*, João Paulo Fadini ** RESUMO

Qual o trabalho do psicólogo nas praticas hospitalares?

O trabalho do psicólogo nas praticas hospitalares é bastante especifico, atuando de forma espontânea e dinâmica, não sómente no atendimento com as situações a qual é submetido, mas também na promoção e socialização da saúde.