Como ler um exame de gasometria?

Vistos esses conceitos, para identificar as alterações da gasometria arterial precisamos conhecer os valores normais dos parâmetros avaliados:

  1. pH = 7,35 – 7,45.
  2. pCO2 = 35 – 45 mmHg.
  3. HCO3 = 22 – 26 mEq/L.
  4. AG = 6 – 12 mEq/L.

O que a gasometria avalia?

A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue.

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Portanto, se a gasometria mostra uma compensação parcial devemos rever as três etapas: Primeiro: avaliar o pH e verificar se há acidose ou alcalose. Segundo: avaliar a PCO2. Como vimos, em uma situação descompensada o pH e a PCO2 movem-se em direções opostas, se a alteração é primariamente respiratória.

Qual a importância da gasometria arterial?

A gasometria deve ser pedida para ajudar a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares, metabólicas ou renais que possam causar desequilíbrio ácido-base ou dificuldades respiratórias.

O que acontece quando o pO2 está baixo?

pO2 (pressão parcial do oxigênio) A pO2 dentro do seu valor 80 – 100 mmHg determina uma boa eficácia das trocas de oxigênio entre alvéolos e capilares pulmonares. Se a pO2 se encontrar abaixo de 80 mmHg, há um quadro de hipoxemia. Se por outro lado, estiver acima de 100 mmHg, chamamos de hiperoxemia.

Para que serve o exame de gasometria arterial?

A gasometria mede o pH e os níveis de oxigênio e de gás carbônico no sangue de um paciente. A verificação dos gases sanguíneos é utilizada para verificar o equilíbrio ácido-base do organismo, diretamente relacionado com a performance pulmonar e metabólica.

O que significa pO2 na gasometria arterial?

A gasometria e seus principais parâmetros O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

O que é pO2 baixo na gasometria?

Quando a gasometria vai ser mista?

Comentário. A acidose mista caracteriza-se pela diminuição da concentração de HCO3 (mEq/l) – cujos valores normais são de 22 a 26 – e aumento da PaCO2. A paciente apresenta HCO3 inferior à normalidade (HCO3 = -14 mEq/l), PaCO2 superior ao considerado normal (PaCO2: 56 mmHg) e, consequentemente, pH ácido (7,28).

Quais os valores normais de uma gasometria?

Os valores normais do exame gasometria arterial são:

  • pH: 7.35 – 7.45.
  • pO2 (pressão parcial de oxigênio): 80 – 100 mmHg.
  • Bicarbonato (HCO3): 22 – 26 mEq/L.
  • PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 – 45 mmHg.

O que é gasometria arterial e qual sua função?

A gasometria arterial determina os valores exatos da quantidade de oxigênio e se os rins e pulmões estão funcionando corretamente, o que ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, renais e infecções.

Qual a importância da gasometria arterial na pandemia Covid 19?

A Gasometria no monitoramento de pacientes com COVID-19 Também podem apresentar quadros clínicos que demandam grande atenção e acompanhamento, como: a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), sepse e choque séptico e falência múltipla de órgãos.