O que é colestase hepática?

O termo colestase foi introduzido por Popper e Schaffner e significa “estagnação de bile” no fígado. Pode ser defini- da como a síndrome resultante do deficiente fluxo de bile para o duodeno e classicamente é dividida em extra-hepá- tica e intra-hepática.

O que causa colestase intra-hepática?

A origem intra-hepática – como o próprio nome diz, relativa ao fígado – pode se dar por doenças como: doença hepática alcoólica, hepatite em fase aguda, cirrose proveniente de hepatite viral de tipo B ou C, cirrose biliar primária cicatrizada, fechamento dos dutos biliares e câncer.

Qual a maior causa de colestase extra hepática?

As causas incluem hepatite aguda. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas… leia mais , doença hepática relacionada ao álcool Doença hepática alcoólica leia mais , cirrose biliar primária.

Como identificar a colestase?

Principais sintomas

  1. Urina escura;
  2. Fezes claras ou esbranquiçadas;
  3. Gordura nas fezes;
  4. Pele e olhos amarelados;
  5. Dor na parte superior direita da barriga;
  6. Náusea;
  7. Falta de apetite;
  8. Cansaço excessivo.

O que é doença hepática tóxica com colestase?

Definição: Diminuição do fluxo biliar devido a obstrução nos ductos biliares pequenos (COLESTASE INTRA-HEPÁTICA) ou obstrução nos ductos biliares grandes (COLESTASE EXTRA-HEPÁTICA).

O que é intra hepática?

[ Anatomia ] Que se situa ou ocorre no interior do fígado (ex.: vias biliares intra-hepáticas).

Quem tem colestase pode ter parto normal?

O médico adverte que nos casos de mulheres com colestase gravídica, o risco de morte fetal é 15% maior que numa gravidez normal e o único tratamento eficaz e conhecido é o parto.

O que significa extra hepática?

Que está situado fora do fígado.

Qual exame para colestase na gravidez?

Análises de sangue para a colestase intrahepatic da gravidez (ICP) Um teste inicial é uma análise de sangue rotineira. Isto igualmente inclui o teste de função do fígado. Os testes de função do fígado (LFT) olham os níveis de bilirrubina e de enzimas que mostram a saúde do fígado.

O que é colestase gravídica?

A colestase intra-hepática da gravidez, também chamada como colestase obstétrica ou colestase gravídica, é caracteriza- da pelo aparecimento de prurido generalizado no segundo ou terceiro trimestre da gestação, acompanhado de elevação nos níveis séricos das enzimas transaminases hepáticas e dos ácidos biliares, com …

Como acabar com a coceira causada pela bilirrubina?

Para controlar a coceira causada pelo excesso de bilirrubina, podem ser indicados medicamentos como anti-histamínicos ou colestiramina.

Quais são as causas de colestase?

As causas de colestase estão divididas em dois grupos: com origem intra-hepática e extra-hepática.

Quais são os exames de sangue para colestase?

Normalmente, os exames de sangue são realizados para medir os níveis de duas enzimas (fosfatase alcalina e a gama-glutamil transpeptidase), que estão muito altos em pessoas com colestase. A quantidade de bilirrubina no sangue, determinada por meio de um exame, pode constituir um bom indicador da gravidade da colestase, mas não da sua causa.

Quais são os sinais de uma causa extra-hepática?

Os sinais que sugerem tratar-se de uma causa extra-hepática incluem certos tipos de dor abdominal (como a dor intermitente na parte superior direita do abdômen e, por vezes, também no ombro direito) e um aumento do tamanho da vesícula biliar (que o médico pode observar ou que pode detectar por meio de exames de imagem).

Qual a causa da doença hepática crônica?

A presença de pequenos vasos sanguíneos em formato de aranha (denominados angiomas de aranha) visíveis na pele, o aumento do tamanho do baço e a presença de líquido na cavidade abdominal ( ascite) – sinais de doença hepática crônica – também sugerem uma causa intra-hepática.